quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Blade Runner - O Caçador de Andróides


Pensem num clássico do cinema! Dirigido por Ridley Scott, baseado em conto de ficção do aclamado Phillip K Dick, este filme datado de 1982 influenciou e influencia até hoje as ficções científicas do cinema.
Pessimista e sombrio com relação ao futuro da humanidade, a história se passa na Los Angeles de 2019, decadente e onde não se vê mas vestígios da natureza, do verde das plantas e florestas. Muitos ja se mandaram para viver em outros planetas que foram colonizados e carros já voam pelo ar. Neste futuro caótico onde a separação de classes está ainda mais acentuada, há uma empresa robótica que criou andróides para serem utilizados das mais diversas formas. Há os masculinos preparados para a guerra e para a construção civil e há mulheres para servirem de domésticas e escravas sexuais. Acontece que o mentor do projeto condicionou estas máquinas para durarem quatro anos e quatro delas escapam dos planetas colonizados e vêm atrás dele afim de resolverem este problema. São máquinas tão perfeitas que, ao receberem implantes de memória, passaram a desenvolver alguns sentimentos próprios dos humanos e a mortalidade passou a perturbá-las, principalmente esta brevidade de vida e a ousadia de as terem limitado a esta condição. É preciso então convocar um mercenário Caçador para colocar ordem na cidade.
O filme caminha num ritmo sem pressa e as cenas são construídas com muito cuidado. O design é fantástico para a época e a trilha sonora de Vangelis se tornou inesquecível também. O elenco então, está muito bem, com destaque para o líder dos andróides, vivido por Rutger Hauer e cuja cena final com Harrison Ford é um dos momentos mais belos e significativos do cinema. Imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário